O que é a Interatividade?
A interatividade num ambiente virtual consiste na possibilidade de o utilizador dar instruções ao sistema através de ações efetuadas neste e nos objetos que o constituem. O sistema, em função destas ações, transforma-se e adapta-se, criando novas situações ao utilizador.Características e Componentes
Comunicação
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Estabelece uma transmissão recíproca entre o utilizador e o sistema, através de dispositivos periféricos ligados ao sistema.
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Feedback
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Permite regular a manipulação dos objetos do ambiente virtual a partir dos estímulos sensoriais recebidos do sistema pelo utilizador.
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Controlo e resposta
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Permitem ao sistema regular e atuar nos comportamentos dos objetos do ambiente virtual.
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Tempo de resposta
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É o tempo que decorre entre a ação do utilizador sobre um dos objetos do ambiente virtual e a correspondente alteração criada pelo sistema.
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Adaptabilidade
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É a capacidade que o sistema possui de alterar o ambiente virtual em função das ações do utilizador sobre os seus objetos.
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Co-criatividade
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O utilizador tem o controlo da sequência, do ritmo e do estilo das ações desenvolvidas sobre o conteúdo do ambiente virtual.
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Níveis segundo a relação Homem – Máquina
Na relação Homem-máquina podem ser identificados três níveis de interatividade: reativa, coativa e proativa.
- Reativa
O utilizador tem um controlo limitado sobre o conteúdo do ambiente virtual. A interação e o feedback são controlados pelo sistema e seguem um caminho pré-definido, ou seja, o sistema controla a acção dos utilizadores.
Exemplo: Desfragmentador do disco do Windows XP
- Coativa
O utilizador tem o controlo da sequência, do ritmo e do estilo das ações desenvolvidas sobre o conteúdo do ambiente virtual.
Exemplo: Microsoft Word 2003
- Proactiva
O utilizador tem o controlo da estrutura e do conteúdo das ações desenvolvidas no ambiente virtual, ou seja, o utilizador controla dinamicamente o desenvolvimento do conteúdo do ambiente.
Exemplo: Microsoft Paint
Níveis segundo a ação sensorial
A interatividade relaciona-se com o despertar das sensações. Podemos distinguir 3 tipos de níveis de interação dependendo do grau de sensações que são despertadas no utilizador: elevada, média e baixa.
- Nível de interatividade elevada
Ocorre quando são estimulados todos os sentidos do utilizador, estando este completamente imerso num ambiente virtual.
Ex: simuladores
- Nível de interatividade média
Apenas alguns sentidos do utilizador estão a ser despertados e exerce um controlo limitado sobre o desenrolar da ação num ambiente virtual, pois o utilizador pode interagir.
Ex: Vídeojogos
- Nível de interatividade baixa
O utilizador apenas interage através da visão, não se sentindo como parte do ambiente virtual.
Ex: Ver televisão
Tipos de interatividade
Linear- O utilizador pode definir o sentido da sequência das ações desenvolvidas virtualmente, mas apenas através do avançar e retroceder, sendo assim as ações simples de gerar. Este é um tipo de interatividade reativa.
De suporte- Neste tipo de interatividade, o utilizador recebe apoio do sistema através de simples mensagens de ajuda a complexos manuais. Este é um tipo de interatividade reativa.
Hierárquica- O utilizador navega no sistema e constrói o seu trajeto através de um conjunto de opções predefinidas. Interatividade desenvolvida de forma reativa.
Sobre objetos- Permite ao utilizador obter respostas do sistema através da ativação de objetos utilizando o rato ou um outro dispositivo apontador
Reflexiva- O sistema efetua perguntas ao utilizador, comparando as respostas obtidas com as de outros utilizadores ou com as de especialistas, permitindo assim uma reflexão sobre as mesmas. Este tipo de interatividade desenvolve-se de forma proativa.
De hiperligação- O sistema define as ligações necessárias para garantir que o acesso aos seus elementos, por parte do utilizador, seja assegurado por todos os trajetos possíveis ou relevantes, criando um ambiente flexível. Tipo de interatividade desenvolvida de forma proativa.
De atualização- A interatividade entre o sistema e o utilizador permite criar conteúdos atualizados e individualizados em resposta às ações do utilizador. Este tipo de interatividade pode variar de um formato simples de pergunta/resposta até formatos mais complexos, os quais podem conter na sua construção, componentes de inteligência artificial. É um tipo de interatividade desenvolvida de forma proativa.
Construtiva- Neste tipo de interatividade é permitido ao utilizador construir um modelo a partir do manuseamento de objetos componentes deste, atingindo um objetivo específico. Para tal, é requerido ao utilizador seguir uma sequência correta de ações para que seja concluída uma tarefa. Este tipo de interatividade desenvolve-se de uma forma proativa.
Homem de Ferro 2 |
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