quinta-feira, 16 de março de 2017

O GUI (Graphical User Interface), ou Interface Gráfica.

Evolução histórica da interface Homem-Máquina

    Xerox 8010

  • Aparecimento de Interfaces Gráficas (anos 80)

O primeiro sistema operativo a utilizar uma GUI (Graphical user interface) foi Xerox 8010 Star (1981).A primeira geração de interfaces gráficas não revelaram muito interesse aos utilizadores pela sua utilização elevada em memória.

  • Interfaces Gráficas (anos 90)

A partir dos anos 90 a GUI dos novos sistemas operativos foram melhorados com uma melhor utilização de menus, múltiplos ícones, melhor resoluções e um maior esquema de cores dando um aspecto mais atractivo a interface.

  • Interfaces Gráficas (2000-2006)

A paleta de cores foi aumentada, foram adicionados vários efeitos visuais tais como sombras ou a transparência e o aumento de ícones existentes.

  • Interface Gráfica (2007 – 2009)

Os sistemas operativos melhoram a interface gráfica com o aparecimento de efeitos visuais 3D, melhores efeitos de transparência, animações, ícones em 3D...

    Windows 8
  • Interface gráfica (2012)

Com o desenvolvimento da interação entre o homem-máquina (ecrãs tácteis, reconhecimento de voz...) a interface gráfica tem sido adaptada para o seu uso, podemos ver isso por exemplo no Windows 8, com uma interface gráfica adaptada principalmente para o uso táctil.

         


   Os Ambientes Gráficos atuais, Ergonomia e Sentidos


Os ambientes gráficos atuais representam boa qualidade, necessitando por isso, de computadores e dispositivos periféricos com mais capacidades para a sua formação. Transmitem ao utilizador a sensação de realidade e permitem uma análise mais cuidada e correta da informação. Para tornar os ambientes gráficos mais realistas são utilizados: o rendering e o mapeamento de texturas que são duas técnicas que contribuem para a formação de imagens de boa qualidade.

O rendering é uma operação que permite transformar os dados gráficos em dados de imagem. Para se obter um rendering adequado é necessário definir corretamente a iluminação do ambiente e a posição relativa dos objetos no mundo virtual.

Por fim, a Ergonomia consiste no conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existem interações entre seres humanos e máquinas.

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